sexta-feira, 29 de julho de 2011

Primeiras rugas - Os melhores ingredientes que as previnem

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/primeiras-rugas-1152616.html

Primeiras rugas
Os melhores ingredientes que as previnem

É entre os 30 e os 40 anos que os primeiros sinais de envelhecimento se tornam evidentes.

As primeiras rugas ou rugas de expressão notam-se quando o rosto está em movimento e desaparecem em repouso.

Ainda assim, convém cuidar delas para que não se tornem demasiado visíveis nem se acentuem demasiado com o passar do tempo. Dizemos-lhe como travar esse processo.

As rugas de expressão são o primeiro indício de que o envelhecimento está a chegar e, tal como explica a dermatologista Filipa Diamantino, manifesta-se com «linhas paralelas ao sulco nasolabial, cantos da boca, canto externo dos olhos e iminências malares». Mas nem só de rugas vive o envelhecimento.

Este tem outros sinais associados, como a alteração na homogeneidade do tom e grão da pele. «Infelizmente, o envelhecimento cutâneo é um processo progressivo e irreversível mas os cuidados adequados iniciados numa idade precoce atenuam os seus sinais», esclarece a dermatologista.
Quais as causas?

De acordo com Filipa Diamantino, podem considerar-se três tipos de envelhecimento:

- Inato (intrínseco)

De causa genética, é difuso, progressivo e inevitável. A atrofia da pele com redução da sua espessura constitui a alteração mais evidente e explica a fácil formação de “pregas”. Outra característica é o amarelecimento da pele, acompanhado de secura e aspereza devido à redução estrutural e funcional das glândulas sebáceas e sudoríparas.

- Fotoenvelhecimento (extrínseco)
É determinado pela acção da radiação solar e está limitado às áreas fotoexpostas (face, decote e mãos). É responsável por 90% das alterações do envelhecimento.

- Outros factores
Alterações hormonais, doenças gerais, poluição, tabagismo, acções agressivas crónicas sobre a pele, erros nutricionais, reduzida prática de exercício físico, horas insuficientes de sono e/ou ainda stress na vida diária.

Com bons hábitos se prolonga a juventude

Quais são, afinal, os cuidados que protelam o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento? Segundo Filipa Diamantino, «entre as terapêuticas tópicas, merecem destaque os produtos cosméticos ou os, muito em voga, cosmecêuticos», refere. «Nestes foram incluídas substâncias activas – por vezes comuns aos fármacos, embora em concentrações reduzidas, que alegadamente actuam beneficamente sobre a estrutura e funções da pele», sublinha ainda.

Para fugir às rugas por mais alguns anos, utilize-os na sua rotina diária de beleza, que deve incluir:

- Limpeza matinal e nocturna

Adeqúe os produtos ao seu tipo de pele, tendo em conta se é de tendência seborreica, seca ou sensível. Os detergentes sintéticos e as loções micelares têm, geralmente, um efeito menos agressivo do que os sabonetes vulgares.

- Hidratação matinal

Em idades jovens, a aplicação de um creme hidratante mantém o conteúdo hídrico da pele, importante para que permaneça macia, luminosa e flexível.

- Cuidados nocturnos

À noite, altura em que as células se reparam e renovam, é o momento ideal para aplicar produtos que contenham na sua composição substâncias que combatam os sinais de envelhecimento.

- Fotoprotecção
Evite a exposição solar entre as 11 e as 16 horas e use vestuário protector. Recorra a produtos fotoprotectores (FPS superior a 15), diária e regularmente.

No caso das rugas já instaladas, segundo Filipa Diamantibo, «devem associar-se aos cuidados diários, tratamentos como os peelings químicos, preenchimentos cutâneos com fillers, toxina botulínica, mesoterapia de rejuvenescimento ou resurfacing, popularizado através do uso de lasers fraccionados. Cada uma destas técnicas tem a sua indicação precisa e deve ser realizada apenas por médicos com vasta experiência nesta área.

Que ingredientes procurar?


Conheça as substâncias com interesse na prevenção das rugas que deve procurar usar regularmente para atrasar o envelhecimento cutâneo
:

Retinóides

Antioxidantes, fazem uma esfoliação superficial, aumentam a síntese de colagénio e promovem a perda de pigmentos. Melhoram a textura cutânea, atenuam a visibilidade de pequenas rugas, aumentam a firmeza cutânea e uniformizam a tez.

Vitamina C

Antioxidante, regula a síntese de colagéno e reduz a hiperpigmentação.

Vitamina E

Potencia a acção dos fotoprotectores, principalmente quando associada à vitamina C.

Ácido hialurónico

Estimula a síntese de colagénio e elastina.

Coenzima Q10
É um inibidor potente dos radicais livres.

Resveratrol

Tem uma actividade inibidora da lipoperoxidação.

DMAE (dimetilaminoetanol)
Tem uma acção anti-radicais livres e refirmante.

Hexapéptidos
Diminuem a contracção da musculatura facial, com consequente efeito lifting e melhoria significativa das rugas.

Hidroxiácidos
Fazem uma esfoliação ligeira, alisando e homogeneizando o grão e tom de pele.

Estes estimulam a síntese de colagénio e elastina.

Texto: Madalena Alçada Baptista com Filipa Diamantino (médica interna de Dermatologia)

Sem comentários:

Enviar um comentário