quarta-feira, 6 de julho de 2011

Massagens para as dores - Técnicas simples de automassagem que acalmam as dores de cabeça, pescoço e pés

http://saude.sapo.pt/bem-estar-e-emocao/artigos-gerais/massagens-para-as-dores.html

Massagens para as dores
Técnicas simples de automassagem que acalmam as dores de cabeça, pescoço e pés


O stress, a má circulação sanguínea, passar muitas horas em pé, manter uma postura incorrecta... Tudo isto provoca dores, geralmente musculares, que você mesmo pode aliviar. Basta seguir estas técnicas de automassagem para começar a sentir-se melhor. A automassagem é uma técnica que o ajuda a relaxar os músculos, a activar a circulação e a aliviar dores leves.

O maior órgão do corpo é a pele. Através dela chegam-nos as diferentes percepções do exterior e, quando nos dói alguma coisa, a nossa reacção é não lhe tocar, uma vez que também nos transmite dor. No entanto, a simples fricção das mãos no local certo faz com que nos sintamos bastante melhor. Aprenda a aliviar as dores mais comuns com uma ferramenta ao seu alcance: as suas próprias mãos.

1. Relaxar o pescoço


É uma das zonas onde o stress e a tensão mais se acumulam. A melhor massagem para desbloquear as terminações nervosas, os músculos e os tendões é o da técnica de rotação. Faça estes exercícios sentado porque há pessoas que têm tendência para enjoar.
  • Feche os olhos, relaxe o pescoço e os ombros.
  • Leve o queixo até ao peito. Lentamente, comece a rodar a cabeça em direcção ao ombro direito, sem o subir.
  • Continue a rodar a cabeça fazendo círculos em direcção às costas, apontando o nariz para o tecto. Não force demasiado o pescoço para não se magoar. Faça tudo devagar.Faça 10 rotações a partir do lado direito e outras 10 para o esquerdo.

2. Aliviar dores de cabeça


Está no seu melhor e de repente é invadido por uma tensão que a deita abaixo. Sente umas pontadas na cabeça que vão sendo cada vez mais fortes. Tenha calma, existe solução! Desligue-se de tudo, dos problemas, das preocupações... Concentre-se em pensamentos positivos.
  • Sente-se confortavelmente. O melhor é sentar-se numa cadeira com encosto, para apoiar a coluna e mantê-lo direito. Utilize os dedos polegar, indicador e médio (apoie os polegares abaixo das maçãs do rosto) e mas­saje fazendo círculos no sentido contrário dos ponteiros do relógio.
  • Se tiver dores atrás das orelhas... É a zona occipital. Para acalmar este tipo de dor de cabeça, faça exactamente o mesmo, mas apoiando os dedos nesse local e os polegares na mandíbula.
3. Descansar os olhos

As terminações nervosas desta área bloqueiam com bastante facilidade: quer seja por ler durante muito tempo com pouca luz, ou por usar o computador... Primeiro, encontre a zona dorida. Palpe a área à volta dos olhos, incluindo as órbitas e as sobrancelhas. E está pronto para começar a automassagem.
  • Utilize os dedos indicador e médio.
  • Dê toques pequenos e rápidos pressionando com os dois dedos, como se estivesse a aplicar creme para o contorno dos olhos.
  • Comece do canto interno para fora, massajando a metade inferior do olho.
  • Depois, passe para a parte superior do olho, desde o começo da sobrancelha até à orelha, nos dois olhos. Faça-o lentamente, pressionando suavemente, mas sem apertar demasiado.

4. Acalmar os pés


Juntamente com as costas, são os que mais sofrem, porque suportam todo o peso do corpo. Para conseguir alívio, há que localizar nos pés a zona correspondente ao plexo solar (um ponto energético de acordo com a teoria dos chackras): encontra-se entre os dedos polegar e indicador, no espaço entre os ossos, apesar do ponto exacto variar de pessoa para pessoa.
  • Vá fazendo pressões com o dedo polegar até encon­trar esse ponto concreto.
  • Depois de o localizar, aperte com o dedo polegar e pressione com a maior força possível, mesmo que lhe doa.
  • Faça movimentos circulares apoiando a mesma mão com a qual está a fazer a massagem no peito do pé.
  • Faça círculos com o polegar em direcção ao lado esquerdo, na zona que reflecte o plexo solar, onde lhe doer. Repita várias vezes.
Aliviar as dores é apenas um dos trunfos da massagem. Leia aqui os benefícios físicos e psicológicos das diferentes técnicas.

Veja também o papel da massagem no desenvolvimento fisiológico e emocional do bebé aqui.


A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Sem comentários:

Enviar um comentário