quarta-feira, 6 de julho de 2011

Biquíni nasceu há 65 anos

http://www.jn.pt/VivaMais/Interior.aspx?content_id=1898061
http://www.jn.pt/VivaMais/Interior.aspx?content_id=1898061&page=2

Biquíni nasceu há 65 anos

Com vários modelos, cores e texturas, o biquíni completa 65 anos desde a sua primeira aparição, criado por um engenheiro mecânico francês.

O modelo composto por duas peças foi criado em 1946 por Louis Réard, engenheiro mecânico francês. A apresentação da peça aconteceu cinco dias depois da detonação da primeira bomba atómica dos Estados Unidos da América (EUA) no Atol de Bikini, no dia 5 de Julho, o que deu origem à designação adoptada para a peça irreverente então criada.

O pedaço de pano foi, durante muitos anos, considerado escandaloso e a sua utilização foi proibida pelo Papa Pio XII no final da Segunda Guerra Mundial por atentar contra os padrões seguidos pela igreja.

Nos anos 50, a actriz Brigitte Bardot vestiu a peça e o impacto mediático foi grande.

O traje tornou-se mais popular nos anos 60 quando a actriz Ursula Andress o usou no primeiro filme de James Bond, "Dr. No". Na mesma década, algumas piscinas exibiam cartazes onde se lia: "Não utilizar os chamados biquínis".

No Brasil surgiu a tanga, nos anos 70, reduzindo bastante as duas peças que compõem o biquíni.

Nos anos 80, foi a asa delta que revolucionou o biquíni, onde a parte de cima era designada de "cortininha". Este modelo evolui depois para o fio dental.

O processo inverteu-se nos anos 90, quando se assistiu quase a um retorno às origens do biquíni. Nesta altura os modelos deixaram de ser peças minimalistas e os estilistas passaram a incluir mais pano nas suas criações.

Actualmente existem vários modelos de biquíni, uns com mais e outros com menos tecido. Independentemente disso, a peça que este ano completa 65 anos de idade, tornou-se fundamental para o Verão e um símbolo de moda em todo o mundo.

Vídeo: http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Biquini-celebra-65-anos.rtp&headline=20&visual=9&article=459898&tm=4

Ava Gardner, das primeiras mulheres a vestir o biquíni, em 1941

Sem comentários:

Enviar um comentário