domingo, 2 de junho de 2013

Artigos: Conselhos para quem procura emprego

Sabe como efectuar uma candidatura online a um emprego? Como se deve comportar numa entrevista de emprego?

Nos dias de hoje o recrutamento online é o mais solicitado devido as suas vantagens, por isso saiba as regras e como procurar emprego na rede social Facebook.

Não têm muita experiência em entrevistas de emprego? Saiba como causar uma boa 1ªimpressão e como deve ser a sua postura durante a realização da mesma.

Sites que recomendo:
Sapo Emprego
Universia

Conselhos para as suas candidaturas online

Regras da e-candidatura
Conselhos para as suas candidaturas online.

Todos sabemos as vantagens do recrutamento online: mais célere, mais prático, mais seguro... Mas, com regras tão diferentes das que pautam a utilização dos modelos tradicionais, nem todos se sentem confortáveis a utilizar este meio e nem sempre sabemos quais as melhores opções a seguir. 


Na verdade, basta um passo mal dado para que o processo não seja bem sucedido e, quando se trata de encontrar um emprego, há riscos que não queremos correr!
Siga os nossos conselhos para as suas candidaturas online.
 

A fazer:
# Apresente as suas competências mais relevantes e siga sempre uma ordem cronológica do mais recente para o mais antigo.
# Use palavras chave que demonstrem claramente que se adequa ao perfil exigido para a função;
# Mantenha o seu texto curto, claro e conciso - ninguém tem tempo nem paciência para ler parágrafos extensos e esta é apenas uma apresentação inicial.
# Nunca se esqueça de um contacto de email, para o caso da entidade recrutadora estar interessada no seu perfil;
# Opte por um formato simples, de preferência apenas texto - nada de letras coloridas, fontes originais ou imagens - porque o segredo está mesmo em utilizar as palavras certas;
# Aproveite as ferramentas de gestão de carreira do seu portal de recrutamento. O SapoEmprego tem ao seu dispor uma série de formas de facilitar o envio e a ordenação das suas candidaturas e respostas a anúncios:
# Guarde uma cópia de todos os documentos que enviou porque poderão ser úteis durante uma entrevista;
# Se ainda não tem correio electrónico, crie uma conta de e-mail. Existem muitos serviços gratuitos de fácil utilização.Tenha especial cuidado no tipo de email que cria já que será utilizado para fins profissionais.

A evitar:
# Enviar o seu e-mail para mais do que um destinatário. Todos saberão para onde enviou e tal reflectirá uma atitude muito pouco profissional. Faça uma aproximação personalizada para cada empresa ou função.
# Utilizar a última verão do Word. Apesar de poder ser esteticamente mais apelativo, deve ter em conta que o seu curriculum precisa de ser "importado" para diferentes tipos de software. Será mais aconselhado formatar o seu CV em texto simples (formato .txt) de forma a ser facilmente lido em qualquer computador.
# Candidatar-se a uma vaga online sem referir o seu endereço de e-mail ou não faze-lo correctamente.
# Colocar o seu e-mail profissional no seu CV ou enviar a candidatura através da sua conta da empresa actual.


Fonte

3 dicas para procurar emprego através do Facebook
Uma das vantagens das redes sociais é possibilitar que utilizadores procurem oportunidades de emprego. Aqui ficam 3 dicas para quem procura emprego através do Facebook


O Facebook é uma rede social que já não serve apenas para partilhar fotos de viagens ou entrar em contacto com os amigos. O Facebook tornou-se cada vez mais numa ferramenta bastante útil para quem procura emprego. Existem algumas maneiras fáceis de encontrar oportunidades de emprego nesta rede social: segue as nossas 3 dicas.

1. Aproveita o Graph Search do Facebook
Um dos motivos pelo qual o Facebook é uma excelente escolha para procurar emprego é à graças à sua ferramenta de busca, o Graph Search, que permite que os utilizadores da rede possam encontrar pessoas através dos seus interesses comuns, lugares onde estiveram, grupos dos quais fazem parte, etc.
Como utilizá-lo para encontrar emprego: com o Graph Search, fica mais fácil encontrar empresas que se vão de encontro ao teu perfil.
 

2. Usa comentários individuais
O Facebook tem uma nova capacidade: os comentários individuais. Agora, é possível que os utilizadores respondam individualmente a comentários. Até aqui, a única maneira de responder era comentando normalmente através de posts, o que levava a que a resposta ficasse no final da página e completamente fora do contexto.
Como utilizar para encontrar emprego: com os comentários individuais, podes fazer com que as tuas respostas fiquem mais visíveis na discussão, e que entres diretamente em contacto com a pessoa com quem queres falar. Desta forma, expões melhor as tuas ideias, e as empresas podem identificar melhor a tua presença na rede.
 

3. Reconhece o poder dos dispositivos móveis
Para facilitar o acesso à rede social, vários utilizadores optam por recorrer a aparelhos como telemóveis ou tablets, para que estejam sempre contactáveis.
Como utilizar para encontrar emprego: a vantagem de se ter a aplicação da rede social num aparelho móvel é a possibilidade de te manteres online durante mais tempo, fazendo com que estejas sempre atualizado e permitindo a realização de várias tarefas ao mesmo tempo. Desta forma mostras às empresas que estás sempre disponível para o que for necessário. 


Fonte

Entrevistas

Causar uma boa impressão inicial
Os primeiros minutos de uma entrevista de emprego são cruciais.

É costume dizer-se que, tal como em qualquer contacto pessoal, os primeiros minutos de uma entrevista de emprego são cruciais. Apesar de ser um erro avaliar uma pessoa apenas com base numa primeira impressão, está provado que a maior parte das pessoas formam julgamentos sobre as outras em apenas 30/60 segundos de um contacto inicial. 

Por outro lado, todos nós sentimos que, de alguma forma, estamos sempre mais dispostos a ouvir com atenção e a aceitar “deslizes” de alguém com quem tenhamos simpatizado logo à partida. E apesar das primeiras impressões serem obtidas em pouco tempo, a verdade é que têm tendência para ser duradouras, o que pode ser preocupante para um candidato que tem pouco mais de 30 minutos para provar o seu valor. O que pode então fazer para causar uma boa impressão inicial?

- Ainda antes de chegar à entrevista, pode começar a causar uma boa impressão inicial respeitando as instruções de candidatura dadas pela empresa. Se lhe for pedido para enviar a sua candidatura para um determinado e-mail ou morada, faça-o. Se a empresa preferir que preencha um formulário, candidate-se dessa forma.

- Não ignore as solicitações da empresa. Juntar uma fotografia, indicar o número do BI, indicar as pretensões salariais são pedidos que as empresas fazem com frequência. Se houver algum assunto mencionado que não queira abordar antecipadamente, explique na carta de apresentação que terá todo o gosto em faze-lo pessoalmente. Desta forma, mostra que não ignorou o pedido da empresa e que leu o anúncio com toda a atenção.

- Aposte num vestuário profissional. As pessoas são pouco tolerantes em relação aos que não seguem o padrão formal. Da mesma forma, uma maquilhagem exagerada, barba por fazer, unhas mal cuidadas ou uns óculos de sol na cabeça, são alguns dos pormenores que saltam imediatamente à vista.

- Não deixe o entrevistador à espera. O ideal é chegar ao local da entrevista cerca de dez minutos antes da hora marcada. Se for inevitável, e se estiver a prever que não vai ser mesmo possível chegar pontualmente, avise o entrevistador que está atrasado, com a maior antecedência possível.
Se não lhe for possível comparecer, avise também com antecedência. Desta forma poderá ainda ter a possibilidade de agendar uma nova data. Se simplesmente faltar sem dar qualquer justificação, é provável que as suas chances sejam eliminadas não só relativamente àquele processo de recrutamento, mas também a futuros processos para aquela empresa.

- Seja amável com todas as pessoas com quem se cruzar. Não é raro os selecionadores trocarem impressões sobre os candidatos com os rececionistas, por exemplo, para saber como se comportaram durante o período de chegada e de espera.

- Se estiver sentado à espera do entrevistador, levante-se imediatamente quando ele chegar e faça um sorriso cordial, aguardando que ele o cumprimente. O aperto de mão deve ser firme e breve.

- Caminhe sempre em passos firmes seguindo o seu entrevistador. Chegado à sala da entrevista, aguarde que lhe digam para sentar-se. Se lhe derem hipótese de escolher o lugar, opte por um que permita que seja bem visto pelo(s) entrevistador(es).

- Desde o inicio até ao final da entrevista, procure manter o contacto visual com o entrevistador. Se for entrevistado em simultâneo por várias pessoas, tente ir distribuindo o olhar, dedicando a mesma atenção a todas, mesmo que uma seja mais interventiva.

- Sorria! Uma cara sorridente suscita mais simpatia do que uma cara “fechada”, para além de transmitir entusiasmo e uma atitude positiva


Fonte

Postura de sucesso
Linguagem corporal durante a entrevista.

Para além do seu currículo e da forma como responde às questões que lhe são colocadas, existe um outro factor que pode influenciar muito a forma como é avaliado durante uma entrevista: a linguagem corporal. Na verdade, os nossos gestos e atitude podem dizer mais sobre nós do que seria desejável, denunciando todos aqueles pequenos “defeitos” que tentamos esconder com as palavras.

Para que aquilo que diz esteja em consonância com a forma como se comporta, sugerimos-lhe algumas dicas para uma linguagem corporal de sucesso.

  
- A iniciativa de cumprimentar deve sempre partir do entrevistador. Neste campo, o tradicional “beijinho” deve ser reservado para os seus amigos ou familiares. Na esfera profissional, um aperto de mão, firme e acompanhado de um sorriso, é o cumprimento acertado.

- Cabeça erguida! Não há melhor forma de transmitir confiança a um potencial empregador do que mantendo uma boa postura, de cabeça levantada e com os ombros discretamente chegados para trás.

- Mantenha-se direito mas evite estar muito rígido durante a entrevista. Estar demasiado parado pode significar falta de competência e controle. Movimente-se um pouco para enfatizar pontos importantes, demonstrar dinamismo e evitar o tédio.

- Enquanto sentado, mantenha-se levemente inclinado para a frente. Desta forma passará uma imagem de atenção. É importante que adopte uma postura que mostre que está atento e a acompanhar o seu interlocutor.
 

- Cruzar as pernas pode ser associado a um excesso de “à vontade” e algo inapropriado para o contexto da entrevista. Pior ainda, o  “baloiçar” de perna ou bater com o pé no chão. Além de caracterizar um estado de inquietação e agitação, pode ser relacionado com um certo “aborrecimento”. Procure manter os dois pés bem assentes “no chão”.

- Mesmo que gesticular o ajude na construção de raciocínios complexos, cuidado com os excessos! O objectivo é conseguir um emprego e não demonstrar as suas capacidades de mímica. Demasiados movimentos a acompanhar o discurso estão intimamente relacionados com personalidades nervosas e inseguras!
 

- Mexer no cabelo ou roer as unhas são sinónimos de insegurança e nervosismo. Evite também brincar com a caneta ou outros objectos que tenha à mão. Idealmente, deverá manter as mãos abertas, repousadas sobre o joelho ou sobre a mesa, em sinal de sinceridade e transparência.

- Costuma dizer-se que os olhos são o espelho da alma. Preocupe-se em manter o contacto visual com o seu interlocutor para lhe dar sempre uma imagem de segurança, mas sem fixar demasiado o seu olhar, já que um simples olhar pode causar tensão e pressão.

- Se for entrevistado por mais do que uma pessoa, tenha o cuidado de distribuir o olhar por todos, dedicando-lhes a mesma atenção. Mesmo que um dos entrevistadores seja mais interventivo e coloque mais questões, é importante que não se esqueça que está a ser avaliado por todos.


- Não olhe para baixo enquanto fala. Para além de perder o impacto visual e demonstrar timidez e insegurança, é provável que aquilo que está a dizer seja mal percebido.
 

- Até a forma como se relaciona com o tempo transmite uma mensagem sobre si. Olhar para o relógio, por exemplo, é um crime flagrante e intolerável! Não denuncie eventuais “pressas” ou impaciência, boicotando qualquer hipótese de sucesso para a sua entrevista.
 

- Uma cara sorridente desperta mais simpatia do que uma cara muito séria. Para além disso, transmite uma atitude positiva, pois um sorriso é a moldura perfeita das personalidades optimistas e entusiastas.
 

- O tom de voz do candidato pode transmitir entusiasmo ou desânimo. Tenha cuidado com a forma como apresenta o seu discurso e preocupe-se em falar devagar para ser bem entendido.

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário