quarta-feira, 20 de março de 2013

Elaborar uma carta/email de resposta a anúncio

Para os mais inexperientes responder a um anúncio de emprego pode ser uma dor de cabeça, tenho reunido alguns artigos sobre o tema e encontrei um que considero útil.

Não se esqueça de visitar a etiqueta emprego para ver mais dicas sobre candidaturas, entrevistas, cv, etc.

Carta de Resposta a Anúncio
A carta de apresentação é, na maioria dos casos, o primeiro contacto entre empregador e o candidato pelo que a sua elaboração deverá revestir-se de cuidados especiais.

A carta de apresentação deverá ser usada em duas situações:

- candidaturas espontâneas;

- e resposta a ofertas/anúncios de emprego.

Ao responder a um anúncio, respeite sempre o formato solicitado pelo empregador (carta, e-mail ou outro).

A carta de apresentação deve ser sempre acompanhada do Curriculum Vitae, mesmo que o anúncio não lhe faça expressamente referência.

Qualquer que seja a forma adoptada, a carta de apresentação/motivação deve ser considerada uma ferramenta de marketing pessoal.

Assim, a elaboração deste documento deve cumprir algumas regras básicas, para garantir a máxima eficácia:

- Identificação pessoal (nome, morada, telefone e e-mail);

- Identificação do destinatário;

- Referência ao anúncio a que responde (nome do jornal, data de publicação, eventualmente o nº de referência do anúncio);

- Alusão à função a que se candidata;

- Exposição e enumeração das motivações inerentes à candidatura, articulando-as com o que conhece da entidade empregadora;

- Manifestação de disponibilidade para provas ou entrevistas;

- Despedida formal, data e assinatura.

Veja de seguida um exemplo de uma carta de resposta a um anúncio

 João Carlos de Pinho Rodrigues

Rua da Memória, Nº20

3800 – 109 Lisboa

Telefone

Móvel

E-mail

Lisboa, 5 de Junho de 2010

Exmo. Sr. Dr. Carlos Martinho,

Em resposta ao vosso anúncio, com a referência XXXX, publicado no jornal XXXX, no dia 4 de Junho de 2010, anunciando uma vaga de Técnico Superior, venho apresentar a minha candidatura.

Tenho 22 anos e sou Licenciado em Ciências da Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Estive a estagiar numa empresa ligada à Comunicação, o que me permitiu adquirir uma experiência prática apreciável, favorecendo o desenvolvimento das competências adquiridas ao longo da minha formação.

Sou uma pessoa responsável, capaz de trabalhar em grupo ou sozinho e de forma organizada. Nas diferentes actividades que desenvolvi dei provas de flexibilidade e capacidade de iniciativa, como poderá verificar mais detalhadamente no meu Curriculum Vitae que segue em anexo.

Estou disponível para uma entrevista e agradeço o interesse que a minha candidatura lhe possa merecer.

Na esperança de o ver em breve, aceite a expressão dos meus respeitosos cumprimentos.

João Carlos de Pinho Rodrigues

Anexo: Curriculum Vitae

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário