sábado, 29 de setembro de 2012

Os 10 gestos a evitar numa entrevista

Hoje em dia a expressão "Entrevista de emprego" faz cada vez mais parte do nosso quotidiano.

Para muitos é um "acontecimento" em que ficamos bastante nervosos e não sabemos como atuar e agir.

Encontrei este artigo bastante interessante sobre 10 gestos e a evitar numa entrevista.

Aprenda a dominar os gestos e tiques que podem deitar a perder um emprego de sonho
Linguagem corporal.
Os 10 gestos a evitar numa entrevista

Existem vários profissionais que são peritos em ler os sinais dos corpos das pessoas com quem interagem, como os jogadores de poker, polícias, ou psicólogos. Nestas profissões, o ler a postura dos outros ajuda a ganhar torneios, resolver crimes ou ajudar pessoas.

Outra das profissões onde se aprende a ler de forma bastante eficaz a linguagem corporal é em recursos humanos, particularmente os profissionais que estão treinados e tem experiência em fazer entrevistas de trabalho.

Aqui, um passo em falso pode deitar a perder o trabalho de meses, porque para além de conhecer bem a empresa a que se candidata assim como o sector, também é importante treinar a sua dicção, assim como o gesticular, a postura, os gestos faciais e o contacto visual. A revista Forbes consultou vários especialistas em trabalho e em coaching e seleccionou as melhores dicas sobre linguagem corporal a ter em conta quando procura trabalho.

Quais os 10 gestos a evitar numa entrevista

Postura corporal

1Cuidado ao reclinar as costas para trás. Deve sempre manter uma postura neutra durante a entrevista. “Reclinar as costas para trás sugere aborrecimento ou falta de interesse”, explica Karen Friedman, autora de of Shutup and Say Something: business Communication Strategies to Overcome Challenges and Influence Listeners. “As pessoas tipicamente inclinam-se para a frente durante uma conversa quando gostam de alguém, portanto recliná-las para trás pode assinalar exactamente o oposto”.

2 - Não reclinar muito o corpo para a frente. Os peritos consideram que inclinar-se muito para a frente também pode ser problemático, podendo o entrevistador considerar que o candidato está a ser muito solícito ou ameaçador. “Não se aproxime muito do entrevistador ao inclinar-se sobre ele ou sobre a sua secretária”, aconselha Amanda Agustine, uma perita em empregos no site TheLadders.com.

3 - Postura neutra é o ideal. “A postura deve resumir-se ao clássico “sentar-se direito””, afirma Eventoff, como se uma corda estivesse atada da cabeça ao tecto. “Parece muito simples, mas é espantoso saber quantas pessoas ignoram este aviso importante”, considera Cynthia Burnham, uma “coach” de carisma. O seu trabalho passa por ajudar executivos a melhorar a sua presença em público. Ficar em pé ou sentado de forma direita envia uma mensagem de auto-confiança, mas também faz as pessoas parecerem mais altas, o que é considerado, um pouco por todo o mundo, como um sinal de astúcia, confiança e credibilidade.

Gestos


4 - Gestos bruscos são de evitar. “Evite gestos de corte”, afirma Burnham. “Gestos de braço como no karaté podem cortar psicologicamente o espaço entre o candidato e o entrevistador de forma agressiva”. Apesar de poucas pessoas fazerem este tipo de gesto, existem variações deste movimento. Apontar é muitas vezes visto como um gesto agressivo e em algumas culturas é considerado como extremamente rude. O ideal é evitar gestos com as mãos que sejam muito rápidos, repetidos ou agressivos, diz Eventoff.

5 - Uma postura fechada é um sinal negativo. Colocar as mãos nos bolsos, atrás das costas ou por os braços cruzados sobre o peito é um sinal de que o candidato está fechado, agressivo ou totalmente passivo. “Deve sempre parecer aberto e amigável”, diz Friedman, “o que significa que as suas mãos deve estar visíveis e prontas a gesticular naturalmente”.

Tiques

6 - “Os tiques são comuns em situações de alta pressão”, explica Eventoff. “É só energia nervosa e um desejo natural de dar o seu melhor”. Estes gestos não são propriamente um problema, pelo menos a maior parte das vezes. Pequenos tiques - como brincar com o cabelo, mexer nas unhas ou na pulseira e anel – só se tornam problemáticos quando começam a distrair o entrevistador.

7 - Conselho prático para evitar tiques. “Eu digo sempre às pessoas para evitarem anéis, relógios e joalharia, exactamente por esta razão. Se não estiver lá não vai brincar com ele. Se não brincar com ele não há hipóteses de distrair o seu entrevistador, que vai manter a sua atenção focada onde deve estar: na sua conversa”, aconselha Eventoff.

Gestos faciais

“Posso dizer com certeza que a linguagem corporal que pode ser mais prejudicial numa entrevista são os gestos faciais”, adianta Eventoff. Desde virar os olhos a olhar fixamente, a pestanejar muito, o segredo de uma entrevista de sucesso está nos olhos.

8Evitar olhares fixos. Não olhe fixamente”, diz Augustine dos TheLadders. “É importante parecer confiante e olhar para o entrevistador nos olhos, mas ficar a mirar de forma fixada durante um longo período de tempo pode ser interpretado como agressivo, para não mencionar um pouco bizarro”.

9 - Olhos nos olhos somente durante algum tempo. “O contacto visual quebra-se quando se sente que ocorreu uma ligação”, afirma Augustine. A próxima vez que sentir “um clique” deve manter o contacto visual por mais um pouco e depois afastar. “Faça isto especialmente quando cumprimenta alguém, com um aperto de mão, ou conhece alguém pela primeira vez”, afirma Augustine. Desta forma, mostra qual o nível certo de compromisso.

10 - Evitar contacto visual. Esta táctica é errada. Olhares esguios e assustadiços demonstram que o candidato é uma pessoa em quem não se pode confiar. Os peritos são unânimes em considerar que responder a uma questão a olhar para um quadro na parede ou para o chão é o primeiro passo para não ser escolhido. “Acabou de dar ao seu entrevistador uma razão para não gostar de si”, defende Eventoff. “Se o seu entrevistador parece estar distraído durante o encontro, isto pode parecer uma falta de educação, mas tem desculpa. Mas se você aparecer distraído ou desligado, esqueça o resto”.

Dica: Para enfrentar uma entrevista deve sempre estudar a empresa para a qual está a concorrer e o seu sector. Além disso, deve pautar sempre pela moderação, tanto na postura, como no gesticular e no contacto visual.

Os peritos também consideram que o primeiro passo para resolver as suas falhas é aceitá-las. A maior parte das pessoas não sabe quais são os seus defeitos e como os amigos ou a família estão sempre relutantes em apontá-los (ou não), o ideal é seguir o conselho de Eventoff: Gravar em vídeo, ou com o telemóvel, uma entrevista sua para saber como é que se comporta.  Peça a um amigo para fazer de entrevistador e para fazer muitas e variadas perguntas, mas de uma forma séria. Veja a gravação e comece a corrigir os seus erros a partir daí.

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário