terça-feira, 17 de julho de 2012

Gerir a transpiração

Se o verão se torna um problema, descubra como o controlar

A transpiração é um processo natural do organismo que serve para regular a temperatura corporal e, por si só, é inodora, embora muito incomodativa.

No entanto, para minimizar o desconforto causado pelo odor originado pelas bactérias presentes nas zonas mais húmidas do corpo, é ideal manter uma boa higiene e usar um desodorizante ou antitranspirante.

Manuela Cochito, dermatologista, esclarece os mitos e aponta as melhores soluções para este problema.

Desodorizante ou antitranspirante?
Como o próprio nome indica, os antitranspirantes, «que na sua composição têm cloridrato de alumínio», reduzem a transpiração, (contraem os poros da pele, limitando a segregação de odor) enquanto os desodorizantes «evitam a proliferação bacteriana» controlando o odor desagradável, diz Manuela Cochito.

Por isso, deve escolher o que melhor se adequar ao seu caso e estilo de vida. Apesar dos mitos associados ao alumínio dos gerir o calor antitranspirantes, Manuela Cochito garante que «não existe nada de concreto em relação à associação entre antitranspirantes e cancro. O controlo na Europa é muito exigente quanto a essas questões e não emitiu nenhuma recomendação nesse sentido».

Aliados da pele
É importante ter em conta o tipo de roupa que usa. Todos os «materiais com fibras aumentam a transpiração e a proliferação das bactérias», promovendo o mau odor. Tome banho diariamente com água morna (água quente ou fria favorecem a transpiração).

Faça regularmente a depilação e espere cerca de 24 horas para aplicar o desodorizante. «Após a depilação a pele fica mais sensível, pelo que os desodorizantes podem irritar a pele», diz a dermatologista. «Para peles sensíveis deve ser usado um desodorizante suave e com composição própria para a pele não sofrer irritações. A forma de apresentação não é tão importante, mas deve evitar os sprays», conclui.

Truques para um frescura total

Estas são algumas das recomendações da dermatologista que deve seguir:
- Beba muita água
- Prefira alimentos naturais, ricos em fibra e água
- Evite refeições picantes ou muito condimentadas
- Vista roupa de algodão
- Mantenha o ambiente de trabalho bem ventilado (a temperatura ideal ronda os 20 graus)
- Reduza o stress, tensão e ansiedade, que estimulam a transpiração

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário