segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SOS frio

Como proteger-se dos riscos do frio intenso

Apesar de Portugal ser um país soalheiro, os meses de inverno caracterizam-se pela baixas temperaturas.

Para que este facto não a afete, deverá ter em consideração alguns aspetos que poderão fazer a diferença.

Vestir várias camadas de roupa em vez de uma única muito quente é um deles. Evite, no entanto, peças muito justas ou em materiais que favoreçam a transpiração.

Minimize o tempo que passa ao frio, use calçado apropriado, proteja a boca e o nariz para impedir a entrada de ar frio nos pulmões. Se necessário, use luvas, gorro e cachecol. Evite diferenças intensas de temperatura, pois desidratam a pele e causam lesões nos lábios, rosto e mãos.

Em casa, evite a proximidade entre materiais inflamáveis e aparelhos de aquecimento. Redobre a atenção com as crianças e idosos para evitar queimaduras. Não ligue vários aparelhos de aquecimento em simultâneo, para evitar sobrecarga elétrica e risco de incêndio.

Ao usar lenha para aquecimento (na lareira, braseira ou salamandra), abra uma janela para renovar o ar e evitar a concentração de monóxido de carbono na divisão e, assim, o perigo de intoxicação. Se viver em zonas afetadas por frio prolongado e com risco de isolamento, faça uma reserva de água potável, alimentos ricos em calorias (chocolate, frutos secos), comida enlatada ou embalada e/ou botijas de gás ou lenha.

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/sos-frio-1209363.html

Sem comentários:

Enviar um comentário