segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Regras para uma comunicação profissional por e-mail

Bom dia e bom inicio de semana.
Este post contem 3 artigos que encontrei na net sobre como redigir um email professional.
Na sociedade em que vivemos o uso das tecnologias é muito importante e o email é uma ferramenta muito utilizada (tanto formalmente como informalmente), sendo importante saber como a usar correctamente.
Espero que seja útil

Etiquetas e boas maneiras no uso do e-mail
Nos dias de hoje o correio electrónico é uma das ferramentas mais utilizadas como meio de comunicação entre empresas e até mesmo no nosso dia-a-dia e nos nossos circuitos mais informais. No entanto, se para estes últimos o grau de informalidade nos permite ter qualquer conversa, dar erros quando escrevemos ou fazer abreviaturas hieroglíficas que só os mais perspicazes percebem ao mesmo tempo que incluímos uns "smiles" aqui e ali, outros níveis de relacionamento não permitem tamanho à vontade e obrigam mesmo a algumas regras de conduta e de boa educação.

Saber trabalhar com o e-mail é essencial. Faz parte do nosso quotidiano e é rara a pessoa que não manda todos os dias os seus "mails", quer sejam de cariz pessoal ou profissional. No entanto esta ferramenta tem as suas "regras" próprias e exige alguns cuidados de modo a não ser apanhado desprevenido e acabar por cometer erros crassos.

Acima de tudo há que saber distinguir entre trabalho e vida pessoal. Nunca ouviu dizer "Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque"? No que diz respeito à sua vida pessoal e aos seus amigos íntimos você pode escrever tudo o que quiser, da maneira que lhe apetecer; pode mandar "mails" picantes, contar anedotas ou encher-lhes a "mail-box" com vídeos enormes. Não pode é fazer o mesmo quando se tratar de trabalho e de assuntos com uma certa responsabilidade.

Não se esqueça nunca que:
É a sua imagem que está em jogo!

E que vai ficar seriamente afectada se você cometer o erro de não respeitar as mais elementares regras de conduta para o bom uso do seu correio electrónico.

Por exemplo:


Letras maiúsculas
- nunca se deve escrever com letras maiúsculas, excepto no que é obrigatório, porque vai ser interpretado como sinal que está a gritar com a pessoa para quem está a enviar o mail.

Profissionalismo - quando escrever um e-mail faça-o de uma forma tão profissional quanto uma carta normal

Erros ortográficos - antes de enviar o e-mail, certifique-se que está escrito da forma correcta, sem qualquer tipo de erros e bastante legível e compreensível.

Conteúdo - cuidado com o que escreve num e-mail. Não escreva o que não gostaria de ler em voz alta numa reunião. Os e-mails são muitas vezes reenviados para outros e, por isso, tome atenção ao que escreve.

Anexos - antes de enviar qualquer tipo de anexos verifique se ele tem algum tipo de vírus.

Tamanho
- tome cuidado com o tamanho dos anexos que envia. Anexos muito grandes, como ficheiros áudio ou vídeo podem entupir o sistema do receptor do e-mail.

Assunto - não se esqueça sempre de escrever qual é o assunto do seu e-mail.

Acentos - as moradas de e-mail não têm acentos. Em vez de ser, por exemplo,
conceição.gonçalves@empresa.net, seria conceicao.goncalves@empresa.net.

Se cumprir estas pequenas regras vai ver como a sua vida vai ficar muito mais simplificada e escrever um e-mail vai deixar de ser um bicho de sete cabeças.

http://aeiou.expressoemprego.pt/Carreiras.aspx?Id=4420



Dez dicas para redigir e-mail




Regras básicas de comunicação profissional por e-mail

Sem comentários:

Enviar um comentário