quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Obrigue-o a cuidar-se!

Aprenda a comprar e a escolher cremes... para ele!

A pele do homem tem necessidades específicas. Por ser mais oleosa, espessa e rica em fibras de colagénio é mais resistente às agressões diárias e mantém-se jovem durante mais tempo.

No entanto, sofre com a agressão diária do barbear, dando origem a irritação, desidratação, fissuras e foliculites (pêlos encravados).

É pois essencial usar os produtos certos para a preparar e reparar. Só que isso nem sempre acontece uma vez que eles, menos adeptos da cosmética e das consultas de dermatologia, acabam por descurar os cuidados de beleza. Felizmente, têm-nos a nós para lhes explicar tudo.

Cuidados básicos
Explique-lhe, com muita sinceridade, que aquele sabonete com perfume (ou seja, potencialmente irritante), que ele costuma usar e que não faz mais do que secar a pele e obstruir os poros, deve ser substituído por produtos que conseguem o efeito inverso (e desejável): o esfoliante e a fórmula de limpeza.

Estes permitem remover as impurezas e células mortas depositadas na superfície da pele, expondo melhor o pêlo à lâmina para que possa mais facilmente ser barbeado, evitando a chamada sombra das cinco da tarde (quando o barbear já não está perfeito) e prevenindo as foliculites.

Particularmente resistente no homem, o filme hidrolipídico desempenha um papel de barreira à superfície da pele, impedindo a perda de água. No entanto, as agressões diárias fragilizam esta camada protectora e a pele desidrata, pelo que a aplicação diária de um hidratante é fundamental.

Após o barbear
Os cremes calmantes, estruturantes ou revitalizantes acalmam e suavizam a pele do homem após o barbear, conferindo uma sensação de frescura e conforto. Pela sua forte impregnação em testosterona, a tez masculina possui glândulas sebáceas numerosas e volumosas, produzindo até duas vezes mais sebo do que a pele das mulheres.

Com o stress, fadiga e poluição, esta produção pode tornar-se excessiva, fazendo com que os poros dilatem e as zonas de brilho e imperfeições apareçam. Para evitar que a pele fique ainda mais oleosa e brilhante, os produtos oil control ou matificantes têm fórmulas e texturas adaptadas, mais leves e não gordurosas, que são imediatamente absorvidas pela pele, hidratando sem deixar brilho.

Fórmulas de tratamento
Para abrandar e corrigir os efeitos da idade, a pele do homem precisa de produtos específicos. As fórmulas
anti-rugas atenuam as rídulas e rugas já instaladas e previnem o aparecimento de novas marcas.

Os produtos anti-idade combatem os vários indicadores da passagem dos anos que, para além das rugas, incluem a secura cutânea, a dilatação dos poros, a perda de firmeza, de densidade e de luminosidade.

Explique ao seu pai que a pele do contorno dos olhos, por ser mais fina e frágil, precisa de um cuidado específico que a maioria dos cremes de rosto não oferece. Para combater os sinais da fadiga da pele em redor dos olhos, papos e olheiras, bem como os sinais de idade, rídulas e rugas, é preciso aplicar diariamente uma fórmula específica para esta zona, em pequenas quantidades e com suaves toques.

Para os homens que receiam ter uma pele brilhante durante o dia, a noite é a altura certa para aplicar um tratamento específico.

O creme de noite estimula o mecanismo de reparação cutânea, ao mesmo tempo que torna a pele mais macia, facilitando o barbear na manhã seguinte.

Ajudas extra
Para camuflar instantaneamente as olheiras, os homens podem socorrer-se de uma grande arma de maquilhagem muito eficaz (também utilizada por nós), em versão masculina: o corrector de olheiras. Coloca-se uma pequena porção na zona a esconder e esbate-se através de ligeiros toques.

Fale-lhe também do serum e do seu efeito anti-idade poderoso quando aplicado antes do creme de dia. O seu pai vai gostar desta textura que se funde rapidamente na pele, desaparecendo sem deixar nenhuma camada oleosa.

Texto: Vanda Oliveira

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/obrigue-o-a-cuidar-se-994378.html

Sem comentários:

Enviar um comentário