segunda-feira, 11 de julho de 2011

Evite as cãibras

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/evite-as-caibras-1145267.html

Evite as cãibras
A banana é uma das fontes naturais mais ricas em potássio, o mineral anti-cãibras por excelência.


Descubra também as algas e os suplementos que o ajudarão a lutar contra este problema incómodo.
A principal causa das cãibras é a má circulação, mas existem outros factores: a falta de sais minerais (sobretudo o potássio), o esforço físico intenso e prolongado, as varizes e a exposição excessiva ao sol.
Além disso, as mulheres que já chegaram à menopausa, têm uma maior probabilidade de sofrer de cãibras, devido à diminuição dos níveis de estrogénio.
Ficam os seguintes conselhos:

Faça massagens a si mesmo
Antes de dormir ou de manhã, estimulam a circulação sanguínea, relaxam os músculos que tendem a contrair-se depois de terem estado numa mesma postura durante muito tempo (no emprego, por exemplo), e ajudam a eliminar as toxinas que se acumulam depois de fazer exercício.
O óleo essencial de alecrim diluído em óleo de amêndoas doces é ideal para fazer uma massagem estimuladora da circulação.

Tome suplementos
De cálcio, magnésio, potássio e zinco, para diminuir as cãibras; vitamina B (levedura de cerveja) para evitar as contraturas musculares, e vitamina E (óleo de gérmen de trigo) para melhorar a saúde dos vasos sanguíneos.
Os bioflavonóides também ajudam a melhorar a circulação das pernas, e não se esqueça de acrescentar lecitina de soja ao seu iogurte diário porque além de melhorar o rendimento físico, o seu teor elevado em ácido alfalinoleico protege as veias e as artérias.

Coma algas
São os alimentos mais ricos em potássio.
Tome-as em sopas, saladas, com arroz ou em comprimidos.

E não se esqueça de terminar o seu duche com água fria, beber muita água, comer muitas verduras verdes e fazer alongamentos antes de iniciar qualquer actividade física.

Por Débora Taddei

Sem comentários:

Enviar um comentário