segunda-feira, 25 de julho de 2011

Código de conduta no spa - Qualquer spa tem as suas regras, aprenda-as agora para usufruir em pleno a experiência

http://mulher.sapo.pt/lazer/dicas/codigo-de-conduta-no-spa-981963.html

Código de conduta no spa
Qualquer spa tem as suas regras. Aprenda-as agora para usufruir em pleno a experiência


Antes de entrar num spa e usufruir dos benefícios que este lhe oferece, é importante saber o que deve fazer para aproveitar totalmente a experiência, assim como qual o tratamento mais indicado para si.

Para cumprir esse primeiro objectivo, o ideal é aproveitar o contacto inicial para colocar todas as suas dúvidas, como aconselha a consultora de spa, Valérie Reysset:

«Saiba qual o tratamento mais adequado às suas necessidades, a hora de chegada ao spa e se é necessário ir com algum tempo de antecedência. Não se esqueça de perguntar quais as políticas de cancelamento do tratamento e, em caso de ter algum problema de saúde, mencione-o».

O sucesso de cada sessão não depende, contudo, apenas de si. Vamos revelar-lhe agora também outros detalhes que tornam uma ida ao spa memorável...

Ambiente
A partir do momento em que entra num spa, as atenções estarão centradas em si. «Para que tal aconteça, é criado um ambiente muito especial, quer ao nível do aroma, quer no que toca à música envolvente», conta Joana Vale, terapeuta de spa, segundo a qual há ainda outros factores mais importantes:

«O sorriso e a simpatia são fundamentais na recepção do cliente. Esta é a primeira regra a respeitar dentro de um spa.»

Conforto
Segundo Joana Vale, um bom terapeuta preocupa-se com a preparação da sala onde se vai realizar o tratamento. «Tenho sempre em atenção a luminosidade, a temperatura e o volume da música», afirma.

Conforto é a palavra-chave a ter em conta durante todo o tratamento, pelo que, se ao entrar na sala, achar que a temperatura é inadequada ou a música não a vai deixar relaxar, deve informar a terapeuta.

Preparação
Idealmente, o banho deve ser sempre tomado antes do tratamento, ainda que muitas pessoas prefiram fazê-lo também depois, nomeadamente na sequência de uma massagem que implique a aplicação de óleos. Contudo, segundo a Valérie Reysset, «não é aconselhável fazê-lo depois da sessão, pois irá restringir os benefícios e efeitos dos produtos aplicados».

Joana Vale é da mesma opinião, deixando um conselho: «Opte por retirar apenas o excesso com uma toalha».

Vestuário
Na hora de escolher a indumentária, tenha em conta que o que realmente importa é sentir-se confortável. Caso o espaço o permita, geralmente a pessoa despe-se no vestiário mas depois encontra à sua espera, na sala onde o tratamento se irá realizar, uma cueca descartável e uma touca para usar se assim o desejar.

De acordo com Joana Vale, «é sempre oferecida essa possibilidade para que haja maior conforto, independentemente do tratamentos». A roupa mais indicada pode, contudo, depender do tratamento, como refere a terapeuta: «A massagem shiatsu, por exemplo, é realizada com roupa confortável, como uma t-shirt, calças de fato de treino e meias».

Sinais

O terapeuta deve estar sempre atento ao que o cliente quer transmitir. Por isso, não tenha receio de o abordar no decorrer do tratamento e explicar-lhe, mesmo por gestos, que algo a incomoda.

«Existem sempre sinais não verbais aos quais estamos atentos», diz Joana Vale que, em caso de dúvida, dirige-se à cliente para confirmar se está tudo bem.

Valérie Reysset acrescenta que «se o cliente está incomodado por qualquer motivo, deve comunicá-lo imediatamente à terapeuta, para que faça as correcções necessárias e não provoque nenhuma lesão ou constrangimento». No final, dê o seu feedback para que, no futuro, tudo corra da melhor maneira.

Queixas

Se não ficar satisfeita com o resultado ou algo a tiver incomodado, a melhor atitude a tomar é ser directa. «Se um cliente não estiver satisfeito com alguma coisa e quiser apresentar alguma sugestão, deverá fazê-lo sempre com o terapeuta», aconselha a terapeuta.

«Em caso de ser algo relacionado com o espaço, deverá dirigir-se à recepção do spa ou pedir para falar com o responsável», acrescenta ainda.

Casos especiais


No spa, preencha cuidadosamente o questionário sobre o seu estado de saúde e nunca deixe de alertar o terapeuta especialmente para as seguintes situações:
  • Gravidez
  • Problemas cardíacos e arteriais
  • Epilepsia
  • Diabetes
  • Asma
  • Varizes
Texto: Raquel Pires com Joana Vale (terapeuta de spa) e Valérie Reysset (consultora de spa)

Sem comentários:

Enviar um comentário