quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cheesecake - Uma alternativa saudável para um lanche delicioso

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/cheesecake.html

Cheesecake
Uma alternativa saudável para um lanche delicioso


Este doce, criado por Patrícia Segadães, nutricionista na
Metabólica – Clínica de Gestão de Peso, poderá ser uma excelente alternativa para um lanche diferente, saudável e saboroso. Experimente!

Ao contrário da receita mais tradicional, esta contém leite de coco, um alimento de elevado valor nutricional com características únicas, nomeadamente diminui a oxidação do colesterol LDL (mau colesterol).

Não estimula o aumento da insulina e, por isso, mantém os níveis de glicose sanguínea estáveis, promovendo uma maior sensação de saciedade. Além disso, tem uma forte acção antioxidante, fortalece o sistema imunitário e pode ser um aliado na perda de peso, já que tem acção termogénica (estimula o metabolismo, favorecendo o gasto energético).

Ingredientes

Massa
250 g de frutos secos
100 g de tâmaras

Recheio
2 queijos frescos magros grandes
½ lata de leite de coco
3 folhas de gelatina

Cobertura
300 g de framboesas congeladas
1 colher (de sopa) de xarope de agave
1 folha de gelatina

Preparação

1. Pique os frutos secos e as tâmaras na trituradora até formar uma pasta. Forre uma forma de tarte de fundo amovível com esta massa. Coloque no frigorífico para endurecer, durante cerca de 15 minutos.

2. No copo da trituradora, bata os queijos, o leite de coco e as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria e dissolvidas num pouco de água quente.

3. Deite este creme sobre a base de frutos secos e leve de novo ao frigorífico ou ao congelador, se preferir uma consistência tipo tarte gelada.

4. Antes de servir, triture as framboesas, o xarope de agave e a folha de gelatina previamente dissolvida em água fria, até formar um líquido homogéneo. Espalhe por cima da tarte e sirva.

Informação nutricional (por cheesecake)

2205 kcal de energia
78,7 g de proteínas
147,5 g de gordura
140,7 g de hidratos de carbono

Palavra de nutricionista


- É possível criar sobremesas saborosas e saudáveis sem adicionar açúcar. Basta uma pequena dose de criatividade.

- Prefira alimentos pouco processados para adicionar suas receitas como frutas frescas, frutas desidratadas, mel para adoçar, frutos secos para adicionar gordura e textura e folhas de gelatina para dar consistência.

- Evite as bolachas ricas em farinhas refinadas e gorduras de má qualidade. Para isso, verifique sempre lista de ingredientes que constam no rótulo e prefira sempre as versões que contenham apenas farinhas integrais na sua constituição.

-Retire da sua alimentação todos produtos que incluam gordura hidrogenada, gordura parcialmente hidrogenada ou gordura vegetal refinada.

- Abdique da manteiga e das natas e substitua por azeite, óleo de coco ou frutos secos.

- Os frutos vermelhos devem fazer parte de uma alimentação saudável. Adicionam cor, sabor, muitos antioxidantes e um valor calórico reduzido às receitas.


Texto: Madalena Alçada Baptista com Patrícia Segadães (nutricionista na Metabólica - Clínica de Gestão de Peso)


A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Sem comentários:

Enviar um comentário