segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cuidados com o sol: Use a abuse do protector solar

Hoje em dia não há desculpas para não se usar protector solar, há para todos os gostos: sprays, auto-bronzeadores, creme, leite, entre muitos outros e até há protectores concebidos especialmente para o rosto.

No site da Garnier é possível fazer um check up solar - clique aqui


Deixo aqui algumas noticias:

Protectores solares só previnem cancro a partir do factor 15
Este Verão, os EUA vão proibir anúncios de protectores e bronzeadores solares considerados enganosos e pseudo-científicos

Só os cremes com protecção igual ou superior a 15 – que realmente protegem contra os efeitos dos raios UVA e UVB - é que vão passar a receber a etiqueta que garante a protecção dermatológica do consumidor. Os rótulos vão ter de vir obrigatoriamente com a informação se são seguros contra o cancro ou se apenas previnem contra queimaduras.

Os Estados Unidos da América (EUA) vão também proibir os cremes que se dizem resistentes à água e ao suor. A Agência Federal do Medicamento (FDA) vai mesmo obrigar que a informação nos rótulos destes cremes seja explícita quanto ao tempo que duram no corpo depois do contacto com a água.

O cancro de pele é um dos mais comuns nos EUA. Todos os anos, dois milhões de pessoas recebem tratamento para o cancro provocado pelo raios nefastos do sol.

http://www.ionline.pt/conteudo/130546-protectores-solares-so-previnem-cancro-partir-do-factor-15


Cuidados com o Sol

  • Para qualquer tipo de pele, o protector deve ter um índice mínimo de protecção de 15. Se a sua pele for muito clara, tiver problemas cutâneos ou hipersensibilidade (manchas ou ardor, por exemplo) à luz do Sol, use um protector com índice mínimo de 30.
  • Coloque o protector cerca de uma hora antes de se expor, para que a pele o absorva bem. Repita a operação em cada 2 ou 3 horas e após mergulhar, mesmo que o rótulo refira que é de longa duração ou à prova de água.
  • Evite o Sol entre as 11 e as 17 horas. Em caso de onda de calor, não vá à praia.
  • No início das férias, não se exponha durante muitas horas seguidas. Proteja a pele mesmo depois dos primeiros dias. Movimente-se e molhe-se frequentemente e não adormeça ao sol, para evitar escaldões.
  • Mesmo que esteja um pouco enevoado, que se proteja debaixo do guarda-sol ou use t-shirt, aplique protector solar em todo o corpo e não apenas nas zonas expostas. Uma parte dos raios solares consegue atravessar estas barreiras e são reflectidos pela areia e água.
  • Proteja-se não só na praia mas em qualquer desporto ou actividade ao ar livre, como caminhada e jardinagem.
  • Para o exterior, opte por roupa com protecção específica contra os raios UV ou escolha determinados tecidos. A ganga, os tecidos sintéticos como o poliéster, mais espessos e de cores mais escuras são mais eficazes. Pelo contrário, o algodão e o linho protegem menos. Pode ter uma ideia da protecção conferida pelo tecido, ao colocar a peça de roupa contra a luz solar.
  • Evite a exposição ao sol depois de depilação ou peeling, pois a pele fica mais sensível.
  • Não use creme solar que sobrou do ano passado. Com o passar do tempo e devido à acção da temperatura ambiente, o índice de protecção pode diminuir. Compre um protector solar novo para cada época balnear e use o antigo como creme hidratante. Desde 2007, estes produtos indicam o prazo de validade de 12 meses após abertura da embalagem.
  • A pele das crianças é mais sensível aos raios ultravioleta. Muitos casos de cancro de pele têm origem em escaldões durante a infância. Coloque-lhes regularmente protector solar com índice elevado. Proteja-os ainda com boné e t-shirt seca e escura, pois as molhadas deixam passar mais facilmente os raios ultravioleta. Até aos 6 meses, não leve os bebés para a praia e, até um ano, evite a sua exposição directa ao Sol.
http://www.deco.proteste.pt/prevencao/cuidados-com-o-sol-s352051/dos/352091.htm


Sem comentários:

Enviar um comentário