Radioterapia
A radioterapia, ou terapêutica por radiações, consiste na utilização de raios altamente energéticos para matar as células cancerígenas. Faz-se, geralmente, depois de uma cirurgia conservadora da mama. Por vezes, dependendo da dimensão do tumor e de outros factores, a radioterapia pode também ser usada depois da mastectomia. A radiação destrói as células do cancro da mama que possam ainda ter ficado, depois da cirurgia.
Algumas mulheres fazem radioterapia antes da cirurgia, para destruir células cancerígenas e diminuir o tamanho do tumor, ou seja, em contexto "neo-adjuvante"; esta situação é mais utilizada quando o tumor é grande ou a sua remoção por cirurgia não é fácil. Nestes casos, podem fazer apenas radioterapia (monoterapia), ou podem fazer radioterapia com quimioterapia ou terapêutica hormonal.
Para tratar o cancro da mama, os médicos usam dois tipos de radioterapia:
- Radiação externa: a radiação provém de uma máquina. Para a radioterapia externa, a mulher com cancro da mama vai para um hospital ou clínica. Geralmente, os tratamentos são realizados durante 5 dias por semana, durante várias semanas.
- Radiação interna (radiação por implante ou braquiterapia): a radiação provém de material radioactivo contido em finos tubos de plástico, colocados directamente na mama. Para fazer radiação por implante, a doente fica no hospital. Os implantes permanecem no local, ou seja, na mama, durante vários dias; são retirados antes de ir para casa.
Antes da radioterapia, pode querer colocar algumas questões ao médico:
- Porque é que preciso de fazer este tratamento?
- Quais são os benefícios, riscos e efeitos secundários deste tratamento? Irá afectar a minha pele?
- Poderá haver efeitos a longo prazo?
- Quando será iniciado o tratamento? Como iremos saber se o tratamento está a ser eficaz? Quando termina o tratamento?
- Como irei sentir-me durante o tratamento? Vou conseguir deslocar-me pelos meus próprios meios para o tratamento?
- Que cuidados deverei ter antes, durante e após a radioterapia?
- Posso continuar com as minhas actividades normais?
- Como será o aspecto da minha mama depois da radioterapia?
- Qual é a possibilidade de voltar a ter cancro na mesma mama?
- Com que frequência terei que fazer exames?
Sem comentários:
Enviar um comentário