Eucalipto
As propriedades e as regras de utilização desta planta aliada do sistema respiratório
Existem mais de 700 espécies do género Eucalyptus, sendo a mais utilizada terapeuticamente a de Eucalyptus globulus.
Um estudo alemão realizado em 2003 pelo Departamento de Pneumologia do Hospital de Bona revelou que o efeito
anti-inflamatório do eucalipto reduz os sintomas da asma severa, permitindo aos pacientes reduziram a dosagem de corticóides em 36%.
O óleo essencial do eucalipto (1,5 a 3,5%), rico em cineol e eucaliptol, é um dos mais utilizados pela aromaterapia devido à sua acção anti-séptica com especificidade para as vias respiratórias.
Principais propriedades
O eucalipto está indicado para o tratamento das afecções das vias respiratórias (pulmões, ouvido, nariz e garganta), tais como resfriados, gripes, bronquites, inflamações orofaríngeas, otites, rinites, sinusites e tosse produtiva. O seu efeito mucolítico e expectorante facilita a saída das secreções e a acção anti-séptica ajuda a eliminar bactérias e vírus causadores das infecções. Em uso externo, é útil para limpeza da pele no caso de infecções cutâneas, podendo ser adicionado ao óleo essencial de árvore-do-chá e à pomada de calêndula.
Administração
- Óleo essencial: Recomendam-se três a cinco gotas por cada 50 ml de soro fisiológico (em aerossol) ou 10 a 20 gotas em 1L de água a ferver (inalações húmidas). Este tipo de aplicação do eucalipto conduz a um efeito terapêutico singular: consegue uma acção local directa em zonas de muito difícil acesso para qualquer outra forma de administração (seios perinasais, ouvido médio, bronquíolos ou alvéolos pulmonares).
- Chá: 3 g por chávena, 2 vezes ao dia.
- Xarope: 2 colheres de sopa, 2 a 4 vezes ao dia
- Comprimidos: 200 mg 3 vezes ao dia.
Não aplicar o óleo essencial em epilépticos, grávidas, lactentes e crianças até aos dois anos de idade.
Remédios caseiros
- Chá da gripe: Coloque cinco colheres de eucalipto, tília e sabugueiro em 1 litro de água, e deixe 15 minutos em infusão. Coe e junte o sumo de um limão e duas colheres de sopa de mel. Divida em três tomas ao longo do dia, antes das refeições.
- Inalação para as vias respiratórias: Um tratamento antigo indica vantagens na utilização sinérgica de cicnco gotas de óleo essencial de eucalipto com hortelã-pimenta e pinheiro silvestre. Coloque em 1litro de água previamente fervida e inale durante 10 a 15 minutos, cobrindo parte do recipiente e a cabeça com uma toalha.
Revisão científica: Dr. João Beles (naturopata, coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional)
A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"
Sem comentários:
Enviar um comentário