http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/guia-plantas-suplementos/cha-verde.html
Chá Verde
Tem comprovadas propriedades anticancerígenas
A oncologia é o campo de eleição para a actividade terapêutica do chá verde. Mais de 600 estudos científicos confirmam as suas propriedades antitumorais ao nível do cancro do cólon, pâncreas, esófago, pulmões, mama e próstata.
Para além disso, também apresenta benefícios a nível cardiovascular: reduz o risco de aterosclerose, enfarte do miocárdio e outras doenças cardiovasculares como a hipercolesterolemia.
Isto porque induz uma diminuição do colesterol LDL, reduz a agregação plaquetária, a disfunção endoelial e a lesão isquémica, e aumenta a produção de óxido nítrico (vasodilatador).
Estudos científicos
Vários estudos epidemiológicos confirmam a relação directa entre o elevado consumo desta planta medicinal e a baixa incidência de vários tipos de cancro entre os chineses e japoneses.
A eficácia do chá verde é dose-dependente, tendo-se verificado os melhores resultados em mulheres com menos de 80 anos (mas também em homens) que bebiam mais de dez chávenas por dia (cerca de 2 g de extracto de chá verde).
Outras propriedades
É um estimulante do sistema nervoso, essencialmente devido ao seu conteúdo de teína (2 a 3,5%). E é útil no tratamento da obesidade por aumentar a termogénese.
Princípios activos
A ciência tem dado um grande destaque ao galhato de epigalocatequina, um polifenol que possui várias propriedades anticancerígenas.
Administração
A partir de 300-400 mg, estandardizados para 80% de polifenóis, dos quais 55% são galhato de epigalocatequina.
Precauções
Se o chá verde causar ansiedade opte pelo desteínado. Não deve ser ingerido à noite por quem for susceptível a insónias.
Remédios caseiros
- Chá da longevidade: Coloque uma colher de sopa de chá verde, crataegus, salva, cavalinha, cardo mariano e pau d'arco em infusão durante dez minutos em 1L de água e beba fora das refeições.
- Energizante natural: Antes de fazer exercício, junte a 500 mg de chá verde, 1 g de carnitina, ginseng coreano e siberiano. Se tiver de estudar, adicione 160 mg de ginkgo biloba e 400 de bacopa monieri.
Revisão científica: João Beles (naturopata, coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa)
A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"
Sem comentários:
Enviar um comentário