http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/dicas-de-moda/cuidados-masculinos-vs-feminin-1203206.html
Se no passado os cuidados do homem em relação ao rosto passavam pela simples limpeza e barbear, hoje em dia, a perceção que eles têm da sua aparência sofreu uma profunda mudança. A questão da idade e os efeitos da exposição solar são agora fatores cruciais para os homens.
Muitos já compram produtos específicos e indicados para a sua pele, porém a grande maioria utiliza os produtos das suas mulheres, companheiras ou irmãs, o que é um grande erro, pois a pele das mulheres é diferente da dos homens e os produtos de cosmética feminina não são adequados à pele masculina.
Explicamos-lhe aqui 10 razões porque a pele dos homens é diferente da das mulheres:
1 – A pele é mais oleosa: A pele dos homens produz mais 24 % de sudorese (produção e eliminação do suor pelas glândulas sudoríparas) que a feminina, logo produzem mais sebo. A face dos homens tem um número maior de glândulas sebáceas produzindo em média 2 vezes mais sebo que as mulheres, o que faz com que tenham excesso de brilho, especialmente na zona T.
2 – A pele dos homens transpira mais: O PH cutâneo da pele masculina é mais ácido que o das mulheres, logo mais baixo. Quando o corpo transpira o suor é mais ácido e ao evaporar pode roubar elementos essenciais da pele causando desidratação.
3 – Pele mais vascular: Os vasos sanguíneos dos homens são mais densos e maiores, e o seu fluxo sanguíneo é 50% superior ao das mulheres. Isto faz com que haja mais tendência para a vermelhidão na pele, sobretudo nas maçãs do rosto e nariz.
4 – Pele mais espessa: A textura da pele masculina é mais áspera e espessa que a pele das mulheres devido aos pelos terminais grossos e pigmentados, mas principalmente porque a pele dos homens contém mais 25% de colagéneo do que a das mulheres. Essa concentração e densidade superior permite aos homens aparentarem menos idade.
5 - As rugas são mais densas: Os homens têm tendência a desenvolver linhas menos finas e mais profundas que as mulheres, apesar de terem uma quantidade superior de colagéneo também sofrem uma quebra na quantidade e qualidade desta ao longo dos anos. A partir dos 30 anos a pele masculina perde 25% da sua firmeza natural. As rugas aparecem mais tarde, mas quando surgem são mais profundas e densas.
6 – Poros mais dilatados: devido ao aumento de produção de sebo surge uma expansão dos poros. Essa dilatação também advém da inflamação dos poros originada pela oxidação do sebo em contacto com o ar.
7 – Propensão para Acne: O processo de dilatação dos poros promove ainda uma acumulação interna de sujidade e detritos nos poros, dando origem ao acne e pontos negros, uma das grandes preocupações dos homens.
8 – Têm mais pelos: O corpo dos homens produz testosterona, uma hormona que estimula o crescimento dos pelos do homem, particularmente na cara, braços, peito e pernas. Esta característica apesar de protetora pode tornar a pele mais sensível a irritações.
9 – Pele mais sensível: A face dos homens sofre a agressão diária da lâmina de barbear, que causa micro-traumas na pele que promovem inflamações. A pele sofre uma diminuição da sua agilidade de reparação da camada externa protetora.
10 – Pele mais desidratada: A pele dos homens é tipicamente pouco hidratada e a sua barreira cutâneo é constantemente comprometida. È necessário restaurar o seu equilíbrio diariamente, para manter a pele flexível e combater a sensibilidade da pele e a excessiva produção de óleo.
Por estas e outras razões, os cuidados com a pele do homem e da mulher devem ser diferentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário