http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/as-primeiras-rugas-1189751.html
As primeiras rugas
Quando começar a cuidar da pele?
Aos 20 anos, a pele está no auge da juventude, ainda firme e macia.
Aos 25 anos, normalmente, a pele já começa a sentir os efeitos de mais de duas décadas a repetir expressões faciais.
Com esta idade, mais do que tratar, o importante é prevenir. Entretanto, é preciso perceber que a idade que a pele aparenta nem sempre corresponde à idade da pessoa.
Vários factores podem transformar uma pele jovem numa pele envelhecida precocemente, entre eles: sol, tabagismo, stress, alterações hormonais, medicamentos, má alimentação. Por isso, até os 25 anos, normalmente, um bom hidratante e filtro solar podem ser suficientes, mas se a pessoa apresenta tendência a manchas, olheiras e outros problemas, os tratamentos específicos com cremes correctores podem ser aplicados mesmo antes dos 25.
É a partir dos 30 anos que se inicia o envelhecimento celular e, consequentemente, o envelhecimento da pele dando então início ao aparecimento das rugas próximas aos olhos. Deve-se continuar a evitar a exposição solar no rosto e a utilizar produtos específicos que ajudem na síntese de colagénio. Aos 40, os vincos nos cantos dos lábios já se notam, mas actualmente há no mercado cremes capazes de atenuar estas marcas de maneira eficaz, principalmente se a pele tiver sido tratada desde cedo.
A partir dos 50 anos, muitas marcas já estão formadas ou começam a aparecer definitivamente. A solução é sempre atenuar, uma vez que nenhum método actual consegue eliminar as rugas e marcas a 100%. Querer sentir-se bonita e bem consigo mesma é importante, sem dúvida, e os inúmeros tratamentos hoje disponíveis no mercado aliados à bons cremes cosméticos fazem um bom papel. Entretanto, é preciso perceber que as rugas são normais e naturais, pois fazem parte do processo de amadurecimento, e não se deve sentir-se mal pelo seu aparecimento, pois acontece ou acontecerá a todos.
Rituais obrigatórios para prevenir o envelhecimento Na maioria das mulheres, e também homens, as primeiras rugas começam a instalar-se ao redor dos olhos. Esta região apresenta uma pele extremamente fina e sensível, com grande quantidade de músculos e vasos sanguíneos. A função motora dos olhos e das pálpebras, e o movimento constante dos músculos periorbiculares diante da luminosidade e expressão facial, fazem com que a região seja a primeira a ficar com rugas e denunciar a idade. Posteriormente os cantos dos lábios costumam ser afectados.
Por isso, o mais importante é evitar o sol no rosto usando filtro solar acima de SPF 20 e os óculos escuros. O sol é o principal responsável pela destruição de colagénio e das fibras elásticas da pele que levarão ao envelhecimento no futuro. Remover a maquilhagem também é fundamental, dormir uma noite sem retirá-la corresponde a três dias de envelhecimento da pele.
Beber água é, igualmente, muito benéfico, pois purifica o organismo e hidrata a pele de dentro para fora. O ideal é consumir cerca de dois litros por dia. A hidratação do rosto uma vez ao dia, é, certamente, um ritual obrigatório. É importante que se saiba escolher o produto certo para cada tipo de pele e dar preferência aos que apresentam as fórmulas mais naturais possíveis.
Como tratar?
Actualmente, existem inúmeros tratamentos que prometem atenuar os sinais do envelhecimento, desde ressurfacing (um tipo de esfoliação) até o botox, implantes e cirurgias plásticas. Entretanto, deve levar-se em conta que soluções como o lifting (cirurgia plástica facial), não eliminam as marcas em 100%, apresenta riscos como toda cirurgia, depende de muitos factores individuais para ter eficácia e, obviamente, não duram para sempre. Não há milagres. Por isso, o conselho é mesmo iniciar um tratamento anti-rugas desde jovem, por volta dos 25 anos, pois a prevenção, como tudo na vida, é a melhor solução.
Hábitos saudáveis, cuidados com o sol e o uso diário de um simples creme lavante e hidratante antes de dormir é um óptimo caminho. Além disso, nunca esquecer de retirar a maquilhagem antes de dormir e hidratar a pele. Esta hidratação pode ser feita logo pela manhã, com um produto que também possua factor de protecção solar, e também à noite, antes de deitar com produtos mais específicos para o tratamento de marcas e imperfeições.
Para escolher o creme ideal para os cuidados do dia-a-dia, o factor protecção deve ser sempre levado em conta, mesmo em dias nublados e frios. Há produtos que aliam o factor hidratação e protecção e são, portanto, ideais para esta ocasião. Outro factor importante é ter em atenção os ingredientes que compõem a fórmula do produto escolhido. Activos de origem natural são bem-vindos, quanto maior a percentagem natural, melhor para a pele. Por outro lado, substâncias como o álcool e os parabenos são totalmente desaconselháveis.
O poder da quinoa: uma planta ao serviço da pele
A quinoa é uma semente originária dos Andes, que constituía um dos alimentos sagrados dos Incas. Actualmente, esta planta é consumida das mais variadas maneiras: como acompanhamento, refeição ou, até mesmo, na substituição de alguns alimentos que não podemos ingerir – caso dos doentes celíacos que, devido à sua intolerância ao glúten, não podem consumir trigo, cevada e derivados.
Foi descoberta, recentemente, uma nova aplicação terapêutica para a quinoa: a dermatológica. Estudos identificaram uma nova propriedade na Quinoa, que actua ao nível das imperfeições da pele. O primeiro passo já foi dado há um tempo, quando se começou a recomendar esta planta para doentes portadores de psoríase, uma doença auto-imune da pele.
Através de pesquisas mais intensivas, foram identificados os péptidos da quinoa, activos que intervêm na origem dos problemas da pele. Por possuírem propriedades apaziguadoras, aliviam as reacções inflamatórias da pele e, simultaneamente, exercem uma acção reparadora sobre a mesma.
Dra. Sandra Palma
Farmacêutica
Sem comentários:
Enviar um comentário