quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lúcia-lima: Estimula a digestão, é relaxante e melhora o sono

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/guia-plantas-suplementos/lucia-lima.html

Lúcia-lima
Estimula a digestão, é relaxante e melhora o sono


Apesar de ser originária da América do Sul, a lúcia-lima é uma das plantas mais conhecidas da naturopatia portuguesa. Os portugueses tem muito o hábito de a ingerir em chá.

Também denominada de bela-luísa ou doce-lima devido ao seu característico odor a limão, a lúcia-lima (aloysia triphylla) é confundida muitas vezes com a verbena (verbena officinalis) que pertence à mesma família.

Um estudo realizado em março de 2011 na Universidade de Medicina de Madrid concluiu que o efeito antioxidante da lúcia-lima é equivalente ao do chá verde. O efeito anti-inflamatório e antiespasmódico nas dismenorreias da lúcia-lima é equivalente a fármacos como a indometacina. A lúcia-lima protege contra os efeitos adversos da  quimioterapia (cisplatina) na medula óssea, exercendo uma ação antigenotóxica devido ao seu efeito antioxidante. Com base num estudo publicado na Toxicology Letters, em 2004, esta deve ser aconselhada a pacientes oncológicos que estejam a fazer este tratamento.

Princípios ativos
Óleos essenciais, com ação espasmolítica (reduz os espasmos musculares na vesícula, intestino e útero), colagoga (estimula a produção de bílis) e anti-inflamatória. Destaque para o citral com ação antibiótica contra bactérias como a E. coli e antifúngica contra a Candida Albicans. Contém ainda flavonoides e ácidos fenólicos com ação antioxidante e efeitos quimiopreventivos contra alterações genéticas induzidas por toxinas.

Principais propriedades
É benéfica para o sistema digestivo, pode ser utilizada antes das refeições, para abrir o apetite, ou durante as mesmas, para ajudar à digestão, evitando gases e cólicas intestinais. Ao nível do aparelho genital, regula as dismenorreias (menstruações dolorosas) e trata infeções urinárias.

Outras propriedades

Relaxa o sistema nervoso, melhora o sono e reduz as enxaquecas. Também reduz a pressão arterial. O seu óleo essencial pode ser utilizado para fazer perfumes e repelente de insetos.

Administração
Em tisana, utilize uma colher de sopa das folhas secas para uma chávena. Beba duas a três vezes por dia.

Remédios caseiros

  • Sumo tropical

A lúcia-lima pode ser acrescentada a sumos de frutas naturais devido ao seu forte poder antioxidante, ajudando a conservá-lo mais tempo.

Faça um sumo de frutas tropicais com papaia, manga e ananás, junte um pouco de água de coco e folhas frescas de lúcia-lima.

  • Chá digestivo

Durante a refeição, beba uma infusão de 5 folhas frescas de lúcia-lima com uma colher (de sobremesa) de sementes de funcho. Coloque água a ferver sobre as plantas, espere 10 minutos, coe e beba.

Texto: João Beles (naturopara e professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Sem comentários:

Enviar um comentário