http://mulher.sapo.pt/strazzera/artigos-por-temas/dicas-de-moda/como-eleger-a-sua-base-981582.html
Não negue à partida um fond de teint que desconhece!
O fond-de-teint (ou base) é o ponto de partida para uma maquilhagem perfeita !
Seja cobertura total, semi-cobertura ou cobertura ligeira (e não estamos a falar de bolos!) existe uma ideal para o seu tipo e tom de pele. E para quê?
Para disfarçar imperfeições, manchas ou borbulhas ou simplesmente para uniformizar a tez. No Verão, para realçar o tom bronzeado (cobertura ligeira) e no Inverno para hidratar e homogeneizar o seu tom (semi-cobertura ou cobertura total).
Qual a mais adequada para si?
Aqui ficam algumas dicas na hora de decidir:
- Vá de “cara lavada” de forma a não adulterar o tom da base a experimentar;
- Seleccione 3 tons de base o mais parecido possível com a sua pele, fazendo um risco na face com cada um deles. O risco que tende a desaparecer é o ideal! É caso para dizer “temos uma vencedora”, pois a base deve ser o mais semelhante possível com o seu tom de pele;
- Faça esta análise (se possível) com luz natural.
Espere…antes de ir à loja tem que estar familiarizada com os diferentes tipos de fond-de-teint… base líquida, compacta e stick são os 3 principais:
A base líquida é a mais comum, dando um aspecto liso e uniforme, e pode apresentar-se mais ou menos fluída.
Quanto mais fluída menos cobertura oferece, mas dá à pele uma aparência natural. O excesso de cobertura pode retirar naturalidade, mas é mais eficaz para disfarçar defeitos e imperfeições.
Para peles oleosas ou mistas, deve ser à base de água e para peles secas é recomendada à base de óleo.
A base compacta é uma mistura de base líquida e pó. Habitualmente apresentam-se em estojos com espelho e aplicam-se com almofada.
Por se tratar de uma fórmula mais pesada, estão vocacionadas para corrigir/retocar a maquilhagem ao longo do dia. Dada a sua composição com pó, permite o controlo de brilho, secagem peles oleosas e acabamento mate.
A base em stick é a base sólida ideal para peles oleosas devido ao seu efeito matificante e secante. Vocacionada para cobrir imperfeições. Dada a sua textura espessa, torna-se pesada, não sendo aconselhada para todo o rosto numa maquilhagem diária. Opte por aplicá-la nas áreas a corrigir, reservando-a para ocasiões especiais a sua aplicação total.
Confusa? Eis o resumo…
Se tem pele oleosa o ideal é optar por uma font de teint compacta, pois matifica a tez. Sendo a base líquida à base de água muito recomendável.
Se a sua pele é seca opte por uma base líquida à base de óleo, pois hidrata.
Como vê existe uma base ideal para o seu tipo de pele, permitindo uniformizar, hidratar, corrigir, proteger, disfarçar e prolongar.
Já viu tudo o que o seu fond-de-teint pode fazer pela sua pele?
Boa maquilhagem!
Sem comentários:
Enviar um comentário